sopt

Aviso: o título deste artigo é totalmente sensacionalista.

Do início até a formatura

Em 12 de dezembro de 2013, há exatamente dois anos, nascia o Stack Overflow em Português. Para quem não sabe, trata-se um site de perguntas e respostas para programadores profissionais e entusiastas.

Já escrevi sobre como a participação nesse site me ajudou em vários aspectos, por exemplo: confrontar meu conhecimento com outros bons profissionais, treinar habilidades de análise de problemas, organizar as ideias e escrever de forma clara, aprender diversificadas abordagens para um mesmo problema, acompanhar as tecnologias que estão sendo mais usadas. Leia mais em Resultados de um experimento social.

Ainda me lembro dos primeiros meses do site, ainda em beta privado. Esta foi uma fase decisiva onde o conteúdo não era aberto ao público em geral, o que significa, por exemplo, que era necessário ter o cadastro e as perguntas não apareciam no Google. Dependendo da “saúde” do site, isto é, da participação, quantidade de perguntas, respostas e outros fatores, o projeto poderia ser cancelado.

Esse período inicial foi crucial para moldar o formato da nova comunidade que ainda engatinhava e obviamente diferentes pontos de vista entraram em conflito. Tudo isso foi importante para o amadurecimento da comunidade e dos indivíduos como um todo.

E pelo bem dos desenvolvedores brasileiros, o site teve excelentes resultados, sendo um dos melhores betas da rede Stack Exchange. Logo o site entrou na fase de beta público e a graduação, o lançamento oficial do site, era ansiosamente aguardada pelos usuários.

Com aproximadamente um ano de vida, o Stack Overflow em Português atingiu a marca de 10 mil perguntas, mas nada de graduar e incorporar definitivamente a rede Stack Exchange.

Os motivos foram vários, desde detalhes técnicos, viabilidade do projeto por parte da empresa e até o amadurecimento da própria comunidade. Até que em 18 de maio de 2015, finalmente o tão esperado momento chegou.

Evolução das perguntas no site

De início, havia uma média de 10 perguntas por dia. Era possível, literalmente, acompanhar tudo o que acontecia no site e dar um pitaco em cada pergunta. É de certa forma cómico lembrar dos desenvolvedores praticamente brigando para poder ajudar e responder às perguntas da melhor forma possível e disputando caso-a-caso para determinar as melhores respostas para cada problema, tamanha era escassês de conteúdo.

Mas isso não durou muito tempo. O número aumentou para 15, 20, 30 perguntas diários e não parou de crescer.

Eu acompanho o site basicamente pelo feed RSS principal. Há ainda feeds por temas como perguntas interessantes ou tags como java. Entram no feed as perguntas que são criadas (novas), perguntas suspensas ou reabertas por algum motivo, perguntas antigas que são editadas ou ganham alguma nova resposta, perguntas antigas sem resposta que são automaticamente selecionadas pelo sistema (bump automático) e talvez mais alguns mecanismos que me passaram despercebidos.

Nos últimos meses, o número médio de perguntas que diariamente encontro no meu feed fica por volta das 150! Numa estatística grosseira, em torno de 100 delas são novas, criadas naquele mesmo dia, enquanto 50 foram “ressuscitadas” por uma das razões acima mencionadas. Esse é um crescimento fenomenal, considerando que muitos brasileiros ainda preferem usar o Stack Overflow em Inglês.

Equilíbrio e foco

O “problema” com o que escrevi acima é que acompanhar o site como um todo é praticamente impossível para alguém que estuda, trabalha ou faz qualquer outra coisa na vida. 🙂

Particularmente, tive que me afastar um pouco do site durante alguns períodos críticos, por exemplo quando participei de projetos que demandaram muita energia ou mesmo durante minha mudança para a Austrália.

Hoje eu procuro focar minha participação de forma equilibrada em assuntos que tenho mais domínio, seguindo meus próprios conselhos, o que certamente é mais saudável numa comunidade com especialistas de variados backgrounds.

Dividindo responsabilidades

Mas e quanto aos cuidados com o site? Como a comunidade mantém a qualidade com tanto conteúdo novo gerado diariamente?

É importante entender que o Stack Overflow não é simplesmente um fórum, onde em geral as mesmas perguntas aparecem dia após dia e o conteúdo “degrada” com o tempo. O objetivo do site é mais qualitativo e menos quantitativo, gerando uma base de conhecimento organizado e de preferência sem redundância. Para isso ele faz uso do trabalho voluntário de cada usuário cadastrado no site. Além de perguntar e responder, cada indivíduo pode editar e corrigir conteúdo existente, marcar conteúdo para ser removido, votar a favor ou contra respostas e perguntas de acordo com a qualidade delas e chamar a atenção dos moderadores em casos mais extremos.

Como muitos sabem, faço parte do quadro de moderadores eleitos pela comunidade. Somos hoje um grupo de 4 moderadores, cujo trabalho também é voluntário e consiste em dar conta das demandas específicas que surgem, vez ou outra, tais como investigar abusos e ações ilegais dentro do sistema.

Outro papel importante dos moderadores é definir um exemplo de comportamento no site, acalmar usuários esquentadinhos e procurar manter um ambiente saudável, amigável e divertido. Isso envolve ainda, em boa parte dos casos, não se envolver muito fortemente nas discussões da comunidade de forma a deixar que os usuários, independente de quem são, tenham voz.

Nem sempre é fácil e conseguimos atingir todos os objetivos almejados, mas o pequeno esforço de cada um, moderadores e usuários, faz uma grande diferença no final e temos conseguido avançar a comunidade do Stack Overflow em Português.

Parabéns!!!

Após dois anos, fico feliz em ter feito parte da história do site. Olhando meu perfil no site, vejo que minhas respostas impactaram mais de meio milhão de pessoas!

Screen Shot 2015-12-09 at 1.01.27 PM

Bem, não me sinto muito confortável em desejar feliz aniversário a um site, mas deixo os meus parabéns e minhas congratulações a todos os que também participaram até agora da história do Stack Overflow em Português!