Marido da Fernanda. Pai do Natan, da Elisa e da Joana. Cristão reformado. Desenvolvedor de software apaixonado pelo que faz.

familia

Um breve currículo

Bacharel em Ciências da Computação pela Unesp e Especialista em Engenharia de Software pela PUC-SP. Mestrado incompleto pela Ufscar devido à minha mudança para a Austrália.

Experiente com tecnologias web em geral (Javascript, HTML5 e CSS) e principalmente com a plataforma Java. Bastante confortável com diversas linguagens como PHP, Python, Ruby, Pascal, C/C++ e outras. Tenho algumas certificações de Java e PHP.

Meu primeiro contato com programação ocorreu quando descobri o código-fonte do game Gorillas, em Quick Basic, num PC 386 do trabalho da minha mãe, em meados de 1995, quando tinha 11 anos. Desde lá não parei mais.

Minha experiência profissional inclui 7 anos de desenvolvimento web na plataforma Java com foco em sistemas financeiros. Nesse período, cresci de um desenvolvedor júnior a sênior, tendo exercido o papel de arquiteto e líder técnico em alguns projetos.

Mais recentemente migrei para a Austrália para trabalhar na Atlassian, a principal empresa de tecnologia do país, especificamente com desempenho de aplicações web na nuvem. Minhas aventuras estão registradas em diversos artigos deste blog, inclusive com riqueza de detalhes técnicos.

Quanto maior o desafio, melhor! 😉

O motivo deste blog

Como profissional e apaixonado por software, trabalho diariamente procurando compreender as melhores práticas do ramo e melhor aplicá-las.

Por isso, dedico-me a estudos em Arquitetura de Software, principalmente no que envolve a escolha de tecnologias e características tais como escalabilidade, desempenho e qualidade. Também faço diversos assuntos relacionados à Engenharia de Software como uma disciplina, buscando extrair os princípios universais e práticos da profissão que ajudam desde a concepção e estimação até a manutenção de produtos, sem preconceitos com metodologias ágeis ou "tradicionais". Tudo isso considerando sempre o principal fator, o humano.

Além disso, quem me conhece sabe que sempre estou disposto a ajudar, explicar e também aprender com profissionais de todos os níveis de experiência.

Portanto, este simples blog serve para compartilhar os resultados de minhas pesquisas, reflexões do aprendizado e do amadurecimento que vivencio como profissional, além de pequenas dicas que podem ser úteis para a comunidade de desenvolvimento de software em geral.

Aliás, falando em comunidade, depois de anos trabalhando com software e utilizando diversas fontes na web e muito software de código aberto, este é um pequeno gesto de retribuição.

Espero que o conteúdo ajude a você, leitor. Comente e sugira tópicos!

Contatos

Resido atualmente em Sydney, Austrália.

Para falar comigo: