No dia 6 de agosto (2014) participei do TDC (The Developer’s Conference) em São Paulo. Como um dos moderadores do Stack Overflow em Português, fui convidado diretamente pela equipe do SO, um dos principais patrocinadores do evento.

Para quem ainda não sabe, o site mais essencial a todo desenvolvedor, Stack Overflow, estreou este ano sua edição em Português. O intuito é disponibilizar muita informação útil e de qualidade, no consagrado formato de perguntas e respostas, para milhões de usuários que falam Português e não se sentem tão à vontade conversando em Inglês.

Palestras

Assisti algumas palestras muito interessantes, das quais destaco What Do Programmers Care About por Joel Spolsky, um dos fundadores do Stack Overflow e do reconhecido site joelonsoftware.com, na trilha Management 3.0.

Ele falou sobre o desafio de encontrar e reter programadores talentosos, destacando características que esses profissionais buscam nas empresas.

palestra-joel-1

Um dos pontos altos da palestra, em minha opinião, foi a ideia de que as empresas que tentam economizar com ferramentas e hardware acabam pagando um preço muito alto, já que os atrasos causados no desenvolvimento são desperdício do seu recurso mais caro: o tempo do desenvolvedor.

palestra-joel-3

Se você está envolvido com o processo seletivo da sua empresa, sugiro fortemente que veja uma versão resumida da palestra disponível no YouTube.

Networking

A parte mais divertida do evento foi conhecer pessoalmente a equipe do Stack Overflow no estande da empresa, além de alguns usuários com os quais apenas tive contato online e diversas outras figuras que passaram por lá.

Veja nas fotos a seguir como o estande estava movimentado!

stand-so-2

Na verdade, creio que foi um dos mais estandes mais visitados. Quem chegou cedo conseguiu pegar camisetas e alguns outros brindes, que infelizmente acabaram rapidamente.

stand-so-3

Pude conversar bastante com o Gabe, o Community Manager (Gerente de Comunidade) do Stack Overflow em Português, que é o (culpado) responsável pelo bom andamento da comunidade de fala portuguesa. Conversei um pouco também com um desenvolvedor da equipe do SO, que estava experimentando as bibliotecas React.js e a linguagem Go em um novo projeto.

Não pude resistir em ter uma recordação marcante do evento. Na foto abaixo, da esquerda para a direita, estamos eu, o Joel e o Bruno (o outro moderador do Stack Overflow em Português).

luiz-joel-bruno

Comemoração do Lançamento do Stack Overflow em Português

O Stack Overflow em Português passou pelas fases de beta privado e beta público, período embrionário do site. A participação no TDC foi uma forma de lançamento oficial, devido ao sucesso que o site vem obtendo.

Após o encerramento do TDC, o SO ainda promoveu uma confraternização para os principais usuários, incluindo alguns amigos que estavam por lá. Era para ser um evento fechado, mas o Joel foi meio fanfarrão e publicou no twitter. 😀

Na foto abaixo, alguns dos principais usuários do site, uma turminha da pesada que passa por altas aventuras respondendo perguntas práticas e teóricas de programação.

galera-confra-2