Já pensou em vir trabalhar na Atlassian, umas das empresas de tecnologia mais bem cotadas do mundo? Continue lendo para saber porquê e como!

Escrevi nos últimos meses uma série de artigos sobre minha mudança para Sydney, na Austrália, onde falo sobre o processo de entrevista, a mudança de país e como é trabalhar numa empresa de altíssimo nível técnico.

Reveja os artigos:

Entretanto, nunca falei diretamente sobre como você também pode vir trabalhar aqui e alguns motivos que me levaram a escolher especificamente esta empresa.

1. A Atlassian dá comida e bebidas de graça para os funcionários

Comida. De graça.

Synchrony-Australia-Foodservice-provide

E bebidas também.

atlassianmachine-640x400

E essas fotos são só uma amostra. Em datas especiais são servidas comidas regionais, temos sopas no inverno, salada no verão e variados tipos de pão.

Poderia acabar o artigo por aqui, mas vou continuar para lhe dar ainda mais água na boca. 😉

2. A Atlassian está crescendo rapidamente e você pode crescer com ela

A empresa apresentou um dos melhores crescimentos do ramo e multiplicou em tamanho várias vezes nos últimos anos.

No final de 2015, ela foi a primeira startup australiana a estrear na bolsa de valores NASDAQ. E isto faz parte de um longo plano de crescimento.

atlassian-nasdaq-2

atlassian-nasdaq

Enfim, é uma ótima hora para entrar na empresa e ganhar algumas cotas como parte dos benefícios.

A Atlassian está contratando numa velocidade muito grande. Ela está a procura dos melhores profissionais de TI, independente da nacionalidade e do background técnico. Estimo que 60 ou 70% dos funcionários aqui em Sydney sejam expatriados que migraram para a Austrália por causa da empresa. Eles investem pesado nisso e ajudam bastante com a mudança de país.

3. A Atlassian adota o que há de melhor e mais recente em tecnologia, sem medo

mobile_technology

Não me entenda mal. Isso não significa jogar tudo fora para usar aquele “frameworquezinho” da moda lançado ontem, mas que a empresa investe agressivamente em adotar as melhores práticas de desenvolvimento modernas, tanto no sentido técnico quanto gerencial.

Aqui não tem aquele negócio de fazer de qualquer jeito porque o chefe mandou ou usar a tecnologia X porque compramos a ferramenta e agora não vamos mudar.

Lidamos com muito código legado, como já mencionei em artigos anteriores, porém aqui não existe nada "intocável".

Só para você ter uma ideia, adotamos o Java 8 pouco depois do seu lançamento e já estamos testando a implementação HTTP/2 no Tomcat 9.

Na Atlassian você não só pode como é convidado a questionar toda e qualquer parte do processo que considere estar ruim. Na prática você é livre para usar qualquer tecnologia que considere melhor para resolver um problema, desde, é claro, que não seja só papo-furado e você tenha argumentos sólidos para convencer os membros da sua equipe que tal tecnologia irá fornecer uma solução de qualidade para os usuários. 😉

Atualmente, a empresa está passando por uma grande reestruturação para que seus principais produtos possam aderir às práticas mais recentes de microservices e cloud computing. Então todo conhecimento e experiência que venha agregar nessas áreas é bem-vindo.

4. A Atlassian reúne os melhores profissionais do mundo e investe neles

atlassian-people

O processo seletivo da Atlassian é difícil e por um bom motivo. Ou você esperaria algo diferente? Leia um pouco sobre isso nos artigos que mencionei mais acima.

O objeto da empresa é atrair talentos de todo o mundo, afinal o seu principal ativo é o capital intelectual.

Se o parágrafo acima parece um pouco “blá, blá, blá” de negócios, isso basicamente quer dizer que a Atlassian aposta que excelentes profissionais farão um excelente trabalho, então contratar as melhores pessoas significa ter os melhores produtos, resultando em clientes satisfeitos e no crescimento da empresa. Todos ganham.

Para um desenvolvedor, isso implica em que todos os seus colegas serão excelentes desenvolvedores. Pode ser um pouco ruim para o seu ego (se você gosta de se exibir por saber mais), mas por outro lado faz com que você diversifique seus conhecimentos num ritmo muito mais acelerado, afinal cada pessoa aqui vai ter algo para lhe ensinar.

Outra implicação é que as discussões técnicas tem um nível elevadíssimo e aquelas técnicas que você achava impossível de aplicar na vida real, pensando num contexto de uma pequena empresa ou de uma empresa que anda muito devagar (como bancos e órgãos públicos), de repente se tornam concretas.

Eu não gosto de pensar que um profissional é melhor simplesmente por ter uma empresa famosa no currículo, mas a verdade é que trabalhar numa empresa de alto nível em tecnologia tende a lhe entregar uma experiência muito mais abundante e diversificada.
Querendo ou não, ter uma empresa como a Atlassian no seu currículo vai chamar muito mais a atenção das empresas do ramo do que qualquer curso ou certificação que você fizer.

E em cima de tudo isso a Atlassian ainda disponibiliza uma quota ($$$) anual para você gastar em livros, cursos, revistas ou qualquer coisa que faça você crescer como profissional. Tem uma palestra interessante na cidade? Basta ter uma conversinha com seu gerente. \o/

5. A Atlassian incentiva um equilíbrio entre vida profissional e pessoal

A Atlassian foi considerada o melhor lugar para trabalhar da Austrália por dois anos consecutivos.

Aqui em Sydney, a Atlassian disponibiliza aulas de Yoga, Pilates e várias outras dentro da própria empresa, além de várias outras atividades físicas nas redondezas. E tem chuveiros com serviço de toalhas limpas para você não voltar suado para o trabalho!

As mesas são ajustáveis, então você pode trabalhar em pé quando cansar de ficar sentado nas confortáveis cadeiras Aeron.

Atlassian-527-standing-desks-640x400

Se sentindo estressado? Que tal se reunir com os colegas e jogar alguns jogos de tabuleiros ou vídeo-games?

atlassian-brw-640x359

Ou sinuca?

atlassia-640x400

Os ambientes de trabalho são agradáveis.

Amaysim-Web-1

E bem decorados.

atlassian-office

A Atlassian incentiva você a andar de bicicleta, inclusive você tem direito a manutenções gratuitas. Há também racks para você guardar a bicicleta dentro do escritório.

BikeAfter

Famílias são bem-vindas na empresa. Frequentemente tem pessoas que trazem filhos e esposa para almoçar e passear por aqui. Uma vez por mês há uma festinha temática da qual as famílias participam.

Uma cultura familiar que abraça a todos é tanto parte da cultura australiana como também vem do topo da empresa. Veja quem estava sentadinho ali junto com os fundadores da Atlassian na inauguração da empresa na bolsa de valores:

Atlassian-Nasdaq-930x620

A empresa ainda promove eventos para integração entre os funcionários. No ano passado houve o Big Bash, onde fizemos guerra usando caixas de papelão. Consegue me achar na foto?

SYD-Big-Bash-2015

A Atlassian também alugou salas de cinema para assistirmos o novo Star Wars logo após a estreia – durante o horário de trabalho. 😛

O que fazer agora?

Já consegui lhe convencer a vir para a Atlassian? Faça o seguinte…

1. Ache uma vaga compatível

Procure uma vaga compatível com seu perfil.

O link abaixo vai mostrar todas as vagas abertas para Sydney, na Austrália:

Certifique-se de que você realmente tem as qualificações. Obviamente o Inglês é fundamental.

Como já mencionei, a Atlassian está preparada para dar todo o suporte para a mudança. Acredite, você não vai chegar aqui de mãos abanando. O único porém é que você precisa realmente ter experiência para que eles invistam em você. Isso significa ser o equivalente pelo menos a pleno ou sênior na sua área e bom.

2. Peça uma indicação

Não envie seu currículo diretamente!

Eu já escrevi anteriormente que indicações são muito valiosas. Isso não quer dizer que você vai ter vantagens ilícitas no processo seletivo, mas ter um contato interno para ajudar na intermediação tem muitas vantagens.

Se você realmente quer vir para a Atlassian, fale comigo pois, além dos artigos que já escrevi, posso ajudar com detalhes e dúvidas específicas que você tiver.

3. Motive-se

Mudar de país não é uma decisão fácil. A mudança é difícil e cansativa. Entretanto, particularmente posso dizer que a recompensa vale a pena.

Algo que pode ajudar é olhar para os benefícios que resultarão da mudança.

O vídeo abaixo mostra um pouco da vida em Sydney de alguns colegas aqui da empresa. A título de curiosidade, o Leonardo que aparece é mais um brasileiro que trabalho aqui.

Você também pode ver mais detalhes sobre os benefícios da Atlassian na página de carreiras.

Quando cheguei aqui, havia por volta de uma dúzia de brasileiros na Atlassian em Sydney, na Austrália. Desde então, chegaram mais três. Quem saberia dizer se você pode ser o próximo?

4. Prepare-se

Já dei várias dicas de como é a entrevista técnica em outros artigos, mas tenha em mente que a experiência pode variar um pouco, principalmente se não for uma vaga para desenvolvedor back end.

A melhor dica que posso dar, de forma geral, é que você precisa ser um generalista razoável. Quanto mais você souber sobre variadas tecnologias que estão relacionadas o perfil da vaga, tanto melhor. Eles vão dar preferência para pessoas que podem contribuir com o processo de desenvolvimento como um tudo do que alguém que limita-se a trabalhar com uma única tecnologia, linguagem ou framework.

Por exemplo, se você for desenvolvedor front end, certifique-se de que, além de dominar a linguagem JavaScript, você tem um conhecimento razoável sobre as principais bibliotecas, ferramentas e boas práticas.

Você não precisa necessariamente trabalhar com essas tecnologias no dia-a-dia. Fosse esse o caso eu não estaria aqui. Construí meu conhecimento estudando diversificados materiais, desenvolvendo projetos pessoais e participando de comunidades online como o Stack Overflow.

Talvez agora não seja o momento para você, mas alguns meses de estudo se atualizando com as práticas atuais podem fazer toda a diferença.

Minha última dica é: se você realmente quiser passar nas entrevistas, leve o processo a sério. Se aplicar para uma vaga, se concentre e esforce. Para fazer as entrevistas, compre um bom fone com microfone, durma bem antes e isole-se numa ambiente tranquilo para evitar distrações. Não descarte uma oportunidade por desleixo!


Fontes das imagens: