Mês: dezembro/2015

Revisitando as Proposições de Brooks em The Mythical Man-Month – Capítulo 2 – The Mythical Man-Month

Em 1975, Frederick P. Brooks escreveu o revolucionário The Mythical Man-Month. Quarenta anos depois, esta série de artigos pretende revisar as afirmações e os argumentos do autor. Quanto o ofício da Engenharia de Software evoluiu desde então?

Capítulo 2: The Mythical Man-Month

Neste capítulo, Brooks argumenta que o tempo (ou a falta dele) é um dos principais motivos de falha em projetos de software.

Ele também argumenta que o bom cozinheiro demora para fazer uma boa comida. É necessário aos gerentes a coragem para fazer o cliente esperar por um bom produto.

Leia mais

Revisitando as Proposições de Brooks em The Mythical Man-Month – Capítulo 1 – The Tar Pit

Em 1975, Frederick P. Brooks escreveu The Mythical Man-Month (O Mítico Homem-Mês), um dos livros mais conhecidos, revolucionários e controversos sobre desenvolvimento de software.

Eu seu livro, Brooks reúne grande parte de seu conhecimento sobre Engenharia de Software. Baseado em conceitos fundamentais da computação e na experiência prática de ter gerenciado um dos maiores projetos de desenvolvimento de sua época, o autor fez várias afirmações sobre o então presente e futuro do desenvolvimento de software.

Vinte anos depois, em 1995, seu livro ganhou uma nova edição e capítulos adicionais. Um deles revisa de forma sistemática cada proposição do autor e acrescenta comentários sobre sua validade. A questão é: após anos de prática de Engenharia de Software, permanecem as afirmações consistentes ou foram desmistificadas por novos conhecimentos, descobertas e experimentos? Em outro capítulo, o autor novamente revisa os argumentos principais do livro. Ele reconhece quando estava errado? Quais argumentos estão obsoletos?

Hoje, quarenta anos depois da primeira edição de The Mythical Man-Month, gostaria de novamente revisar as afirmações e os argumentos de Brooks. Juntos, vamos então compará-las com as práticas modernas da Engenharia de Software.

Leia mais

Porque não acompanho mais o Stack Overflow em Português

sopt

Aviso: o título deste artigo é totalmente sensacionalista.

Do início até a formatura

Em 12 de dezembro de 2013, há exatamente dois anos, nascia o Stack Overflow em Português. Para quem não sabe, trata-se um site de perguntas e respostas para programadores profissionais e entusiastas.

Já escrevi sobre como a participação nesse site me ajudou em vários aspectos, por exemplo: confrontar meu conhecimento com outros bons profissionais, treinar habilidades de análise de problemas, organizar as ideias e escrever de forma clara, aprender diversificadas abordagens para um mesmo problema, acompanhar as tecnologias que estão sendo mais usadas. Leia mais em Resultados de um experimento social.

Leia mais

Hello, JIRA

jira_rbg_blue

Roses are red, JIRA is blue, Using JIRA is easy, Grasping how it works Is the hell of a steep learning curve.

Esta é uma continuação da aventura que comecei a descrever em Hello, Australia e Hello, Atlassian. Em resumo, mudei para a Austrália na metade de 2015 e vim trabalhar na Atlassian.

Você deve ter ouvido falar do JIRA, certo? Aquele sistema para controlar issues, isto é, bugs, tarefas e outros itens rastreáveis de projetos. Pois é, vim fazer parte justamente da equipe que desenvolve o produto mais popular da Atlassian. 😀

Leia mais

Creative Commons O blog State of the Art de Luiz Ricardo é licenciado sob uma Licença Creative Commons. Copie, compartihe e modifique, apenas cite a fonte.