Marco: 10.000 acessos

O blog tem crescido.

Nos primeiros meses, contava com uma média de 10 visitas diárias. Esses números vêm crescendo continuamente e hoje vai além de uma centena, com picos de 160 visualizações. Há alguns dias, o site atingiu o marco de dez mil visualizações somadas desde junho do ano passado.

views-blog

Novos horizontes: postagens em Inglês

O objetivo deste blog é contribuir para a comunidade de TI de forma geral. E nada melhor para atingir mais pessoas do que usar o idioma “oficial” da TI no mundo, o Inglês.

É com grande felicidade que inauguro hoje a versão “internacionalizada” do blog! Note a bandeirinha à direita.

Calma, as postagens em Português vão continuar e serão prioridade. Entretanto, vou iniciar a tradução dos artigos já publicados. Os visitantes de fala portuguesa não perderão nenhum conteúdo se ignorarem o outro idioma.

Atualmente, apenas uma pequena parcela dos acessos tem vindo de outros países. Pretendo aumentar a visibilidade internacional da comunidade de desenvolvedores brasileiros através deste blog, ainda que com uma contribuição bem pequena.

Mas, preciso confessar, tenho um objetivo duplo nisso tudo: praticar meu Inglês. Já escrevi alguns artigos sobre como melhorar o entendimento através da leitura. Bem, chegou a hora de fazer o mesmo com a escrita.

Justamente por isso coloquei um aviso grande e amarelo de que meu Inglês está em versão beta. Isso mesmo. Não é só o Google e outras empresas que adotam práticas ágeis que podem colocar “produtos” ainda inacabados em “produção”. 😉

O que você deve esperar

Tornar meu trabalho e minhas reflexões públicas não é sempre fácil. Como já escrevi, sou suscetível à crítica. Algo que é publicado na Internet é como uma marca de tatuagem: uma vez feita, você nunca mais consegue apagá-la totalmente. Então vou fazer o possível para manter o nível de qualidade das postagens elevado.

Além disso, os temas continuam divididos basicamente em quatro grandes categorias.

A primeira contém dicas técnicas de programação. Elas podem ser simples ou complicadas, mas tentarei publicar apenas as mais úteis, que podem salvar a vida de algum pobre programador num momento de desespero. A maioria vêm de contextos como este ocorridos em sites como StackOverflow e GUJ, dos quais tenho participado.

A segunda contém reflexões sobre Engenharia de Software. Por exemplo, quando escrevo sobre problemas no desenvolvimento de software ou dificuldades da estimação.

A terceira envolve Arquitetura de Software. Pretendo escrever uma série de artigos introdutórios teóricos e práticos sobre diversas tecnologias para servir uma referência para quem está aprendendo. Além disso, artigos sobre como definir e aplicar tecnologias específicas também podem entrar nesta categoria.

Por último, continuarei a publicar reflexões sobre carreira e desenvolvimento profissional. Considero isso essencial. Pretendo ministrá-los continuamente para tirar alguns profissionais da letargia, onde eu já estive um dia.

Creio que os quatro temas principais acima são importantes para todo bom Engenheiro de Software e produzem um resultado muito bom se ministrados na proporção certa.

Obrigado, caro leitor

Escrever para ninguém ler pode até ser útil como desabafo. Mas é muito bom saber que você tem acessado, lido, compartilhado e comentado.

Então, obrigado!

E continue curtindo, compartilhando e comentando sobre o conteúdo deste blog.

Ele é feito para você.