Nota: Este artigo faz parte de uma série de tutoriais que estou preparando. O primeiro passo, obviamente, é configurar um ambiente de desenvolvimento completo. Meu objetivo é permitir que você tenha um ambiente funcional para então acompanhar sem dificuldades tutoriais sobre tecnologias específicas como JAX-RS, JSF, JPA, etc., evitando assim confusões sobre aspectos secundários.


Antes de pensar em desenvolver algo em Java, precisamos instalar a versão Java para desenvolvimento, isto é o JDK. Diferente do JRE (Java Runtime Environment),que geralmente instalamos para usar aplicativos, bancos, e outros, o JDK vem com várias ferramentas e o compilador javac.

Baixando o Instalador

Acesse http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html e clique no link indicado na imagem:

Baixar JDK

Na próxima tela, primeiro aceite os termos da licença para liberar os downloads e então escolha a versão do Java compatível com seu ambiente. No meu caso, tenho um Windows 64 bits, então escolhi a versão indicada na figura:

00_baixar_jdk_2

Aguarde o download terminar.

Instalando o Java Development Kit (JDK) e o JRE (Java Runtime Environment)

Execute o instalador que você escolheu. No programa que será aberto, que deve ser algo como a imagem abaixo, simplesmente clique em “Next” na tela inicial e novamente em “Next” na tela seguinte para iniciar a instalação.

02_instalar_jdk

No meio da instalação do JDK, será iniciada a instalação do JRE, que é a versão de execução do Java. Clique em “Next” para iniciar a instalação e ser informado de que “mais de 3 bilhões de dispositivos executam Java”.

04_instalar_jre

Ao final, clique em “Close” para finalizar instalação.

Configurando o ambiente

No caso do Windows, precisamos configurar as variáveis de ambiente para que o Java que instalamos fique sempre disponível quando precisarmos.

Acesse as “Configurações Avançadas do Sistema” (Pressione Ctrl+Pause para facilitar) e, na aba Avançado, clique no botão Variáveis de Ambiente.

05_configurar_var_amb

Verifique, nas Variáveis do sistema, se existe uma variável chamada JAVA_HOME. Certifique-se de que o Valor dessa variável contém o caminho para a pasta do JDK que acabamos de instalar, conforme a imagem:

06_configurar_java_home

Note que, no exemplo acima, já havia uma variável da versão anterior, então ela foi atualizada.

Depois disso, edite também a variável Path que está em “Variáveis do sistema” e acrescente o caminho %JAVA_HOME%\bin, se já não houver. Veja o exemplo na imagem abaixo:

07_configurar_path

Agora teste sua instalação abrindo o Prompt de Comando e digitando java -version. Veja como ficou o resultado:

08_versao_java

Pronto!  😀

Agora você já possui a versão mais atualizada de desenvolvimento da plataforma Java.

Não perca as próximas publicações com as demais configurações de um ambiente de desenvolvimento completo!