mistakesCom certeza você já se deparou com alguns erros clássicos do desenvolvimento de software. Infelizmente, por diversos motivos, as empresas e os engenheiros de software tem repetidamente falhado em seus projetos por não aprenderem com seus próprios erros. Que tal refletirmos sobre nossos maiores erros para, de alguma forma, evitar repeti-los?

Steve McConnell, um profissional experiente e autor de diversos livros e artigos sobre Engenharia Software, identifica em seu artigo Classic Mistakes os erros mais que ocorrem mais frequentemente. Abaixo, vamos analisar os 10 erros clássicos em projetos de software apontados pelo autor, acrescidos de alguns comentários:

10. Motivação

A motivação tem enorme impacto na produtividade e na qualidade, mas são poucos que adotam práticas efetivas para motivar as pessoas.

Salário não é o único nem o principal fator motivador, pois as pessoas tendem a se acostumar com o que ganham não importa o quanto seja. Programadores gostam de trabalhar com novidades tecnológicas, mas a excitação não dura tanto quanto gostaríamos, principalmente em projetos longos. Não existe uma fórmula mágica, o segredo é investir constantemente nas pessoas, financeiramente ou não.

Colegas mais experientes já me disseram que a motivação correta é um fator chave para o sucesso de um negócio.

9. Pessoas problemáticas

Não lidar com pessoas problemáticas, seja qual for o motivo, afeta a motivação de todos os envolvidos.

Soube de um gerente que teve problemas com o melhor desenvolvedor da equipe. Ninguém sabia se era inveja ou simplesmente o comportamento “normal” dele. Esse desenvolvedor constantemente gritava para toda a empresa ouvir a cada pequeno erro que seus colegas cometiam (como um erro de Português num e-mail), agredia verbalmente os outros desenvolvedores quando considerava suas dúvidas simples demais e interrompia deseducadamente seu gerente em reuniões com clientes e com a administração da empresa. O mal-estar foi generalizado e, embora ele fosse um desenvolvedor tecnicamente excelente, toda a equipe foi afetada negativamente.

8. Barulho

Lugares tumultuados e cheios de gente atrapalham muito a produtividade.

No livro Peopleware, o autor nos apresenta um exemplo de uma fábrica onde avisos eram feitos através de um sistema de auto-falantes, similar ao que ocorre em terminais, aeroportos e grandes lojas. Primeiro toca-se uma espécie de campainha e em seguida alguém fala. Todos os funcionários param o que estão fazendo para prestar atenção ao aviso, perdendo a concentração e levando algum tempo até retomar a produtividade anterior. Na maioria das vezes os avisos eram do tipo “fulano, favor comparecer ao…” e direcionados a apenas uma pessoa.

7. Abandonar o planejamento sob pressão

O cronograma ficou para trás e pressões surgem de todos os lados. A primeira reação é “sair correndo atrás do prejuízo”. Jogamos fora todo o planejamento (processo, testes, etc.) e tentamos entregar as funcionalidades como for possível, resultado num caos infinito de “codifica e arruma” (tentativa e erro).

6. Ignorar as atividades básicas de planejamento

“Pular” direto para a codificação aumenta de 10 a 100 vezes o custo de corrigir o código mal feito.

Não queira ser mais ágil que os métodos ágeis, pois até no agile em geral existe um plano detalhado da iteração (uma ou duas semanas, por exemplo) e um planejamento em alto nível até um certo horizonte do projeto.

Evite fazer em sua mente uma associação do ato de planejar com preencher documentos sem sentido. Planejar é pensar antecipadamente. Refletir sobre um problema antes de colocar a mão na massa irá evitar diversos tropeços.

5. Falta de controle de mudanças

Em média, os requisitos mudam 25% desde a fase de “requisitos definidos” até a primeira versão do sistema. Isso causa um aumento superior a 25% no cronograma. Portanto é necessário controlar as mudanças nos requisitos para limitar mudanças desnecessárias.

Controlar mudanças não consiste em limitar a adequação dos requisitos nem deixar de responder às mudanças em regras de negócio, como alguém pode pensar. O problema é que, se não houver controle, a tendência será um loop de alterações, muitas das quais serão feitas diversas vezes (por exemplo: aumenta fonte, diminui fonte, altera descrição, volta descrição anterior).

4. Síndrome da “bala de prata”

Quando as pessoas focam numa única ferramenta, tecnologia ou metodologia esperando que esta seja a solução para tudo, geralmente ocorre o contrário, a produtividade cai com o tempo.

Trabalhei na migração de um sistema feito na ferramenta chamada Genexus. É uma linguagem de quarta geração, tipo um Access um pouco mais evoluído, que se propõe a gerar telas e cadastros. Não vou entrar no mérito se é possível criar uma arquitetura adequada nessa ferramenta, mas no caso que conheço, apesar de ser muito mais fácil criar cadastros e telas do que em Java, com o tempo o código procedural do Genexus ficou tão complexo que alguns bugs simplesmente não podem ser corrigidos.

3. Informações insuficientes dos usuários

Uma pesquisa realizada em 1994 demonstrou que esta é a causa número um de fracassos em projetos de software.

Não adianta construir perfeitamente a coisa errada. Como engenheiros de software, e não como digitadores de código, nós temos a responsabilidade de compreender o suficiente sobre o domínio da aplicação para traduzir corretamente as necessidades de negócio em um sistema de software.

2. Cronogramas muito apertados

A mesma pesquisa também mostrou que a média de atraso dos projetos é de 220%, causados por cronogramas “agressivos”.

Ao permitirmos que a correria tome conta, as atividades que pensamos poder ignorar no princípio acabam sendo feitas com custo até 100 vezes maior em fases posteriores no projeto.

Além disso, a produtividade das pessoas cai devido à pressão. Alguns gerentes podem discordar, principalmente se estão acostumados a lidar com pessoas preguiçosas. Entretanto, os bons desenvolvedores não irão simplesmente produzir mais de uma hora para outra. Ao contrário, eles já dão o melhor e com a pressão passarão a cometer mais erros.

1. Adicionar mais desenvolvedores

Segundo o autor, este é o engano mais comum. A verdade é que, salvo raras exceções, adicionar pessoas à equipe vai gerar mais trabalho para as que já estavam no projeto, pois elas terão que parar a todo momento para explicar detalhes para os novos desenvolvedores. Dificilmente os novatos alcançarão um nível de produtividade recompensador no tempo esperado.