Annex - Chaplin, Charlie (Modern Times)_01

Charles Chaplin, no filme Tempos Modernos, pinta um retrato cômico de um operário na era industrial. Seu trabalho é apertar um parafuso e provavelmente ele não tem ideia do que está ajudando a construir. Extrapolando toda a crítica social dessa obra, será que, como profissionais, podemos extrair uma lição prática para hoje? Acredito que sim!

Antes de falar sobre que tipo doença é essa tal de dependência organizacional ;-), deixarei o caro leitor com uma indagação: você é dependente da estrutura da sua empresa? Se trocar de emprego hoje, ainda que na mesma área, teria que praticamente recomeçar sua carreira?

O que é a Dependência Organizacional

Na área de TI, tenho notado que, em empresas de médio e grande porte, as quais contam com um ambiente complexo, o desenvolvedor tende a aprender uma forma muito específica de engenharia de sistemas. Ele simplesmente “pega o jeito” da empresa, isto é, aprende a usar ferramentas e processos específicos para criar um tipo específico de aplicação.

Também já vi currículos onde profissionais de desenvolvimento afirmam ter experiência com ferramentas ou frameworks criados dentro da empresa onde trabalham e usados exclusivamente por elas. Sinceramente, tal experiência é, no mínimo, irrelevante, exceto se conceitos de Engenharia de Software forem explícitos, o que dificilmente ocorre com ferramentas internas. Imagine alguém que passou anos criando software com o gerador de tabelas e formulários do Microsoft Access. Dificilmente isso agregará boas práticas sobre modelagem de banco de dados, programação e elaboração de interfaces que sirvam para outras plataformas.

Além disso, a área de TI está cada vez mais complexa. Novos processos, ferramentas, tecnologias e frameworks surgem com uma frequência alta. Se não nos esforçarmos constantemente em aprender, permanecendo numa zona de conforto, acabamos nos tornarndo “especialistas” limitados.

Enfim, a verdade é que muitos profissionais são completamente dependentes da estrutura de uma empresa. Eles ficam perdidos fora do ambiente de trabalho com o qual estão acostumados e dificilmente conseguem manter um diálogo com colegas de outras empresas. Infelizmente, a carreira deles se resume a fazer o que lhes é ordenado.

O ambiente de trabalho

O local de trabalho influencia, até certo ponto, no desenvolvimento do profissional. O trade-off que muitos encontram é algo dessa natureza:

  • Trabalhar em uma empresa de grande porte, com estabilidade e boa estrutura, mas ser apenas um operário com uma tarefa específica que nunca enxerga o todo.
  • Ou entrar numa empresa menor, talvez com um salário menor, um trabalho desafiador, mas que recompensará e impulsionará sua carreira.

Não é uma escolha fácil, quando há chance de escolha. Porém, independente da cultura da empresa na qual trabalhamos, devemos buscar nos desenvolver e amadurecer como profissionais.

Uma dica para desenvolvedores de software

Desenvolver-se como profissional de TI não se trata apenas de código e tecnologia, mas, falando especificamente aos desenvolvedores, gostaria que todos fossem full stack developers. O que é um full stack developer? Trata-se de alguém que domina diversos aspectos da arquitetura de sistemas.

Faça uma auto-avaliação sobre seu conhecimento. Todos querem ser o novo Zuckerberg, mas, sinceramente, ideias não valem nada. Você tem a capacidade de concretizá-las? Criar um sistema do zero, desde o banco de dados até a interface com o usuário?

Listarei abaixo alguns dos conhecimentos[1] que um desenvolvedor pode (e deve) ter:

Servidor, Rede e Hospedagem

  • Entender o funcionamento, onde e porque podem ocorrer falhas.
  • Usar apropriadamente sistemas de armazenamento, nuvem e recursos de rede.
  • Entender de redundância e disponibilidade de dados.
  • Compreender como a aplicação escala de acordo com o hardware.
  • Entender problemas de concorrência e multi-threading.
  • Prover mensagens de log coerentes, pois provavelmente outras pessoas irão analisá-las antes de você.

Modelagem de dados

  • Criar modelos consistentes pois, se o modelo de dados é ruim, as regras de negócio ou outras camadas mais altas da arquitetura começarão a ter gambiarras para contornar os casos que o modelo não consegue tratar.
  • Full stack developers devem saber como criar modelos de dados razoavelmente normalizados, usando adequadamente chaves estrangeiras, índices, visões e outros recursos disponíveis.

Regras de negócios

  • Ter conhecimentos sólidos sobre orientação a objetos é essencial para a implementação do “coração do sistema”.
  • Conhecer bibliotecas  e frameworks específicos é importante para não se reinventar a roda.

Controle da aplicação e integrações

  • Usar adequadamente frameworks é fundamental para a interação da aplicação com o “mundo externo”.
  • Full stack developers devem ter a habilidade de criar interfaces de integração simples, claras e consistentes.

Interface com o usuário

  • Entender como criar interfaces legíveis, além de reconhecer a importância da ajuda de designers. O visual é um fator chave de um sistema.
  • Dominar HTML e CSS. JavaScript também é de extrema importância. Quem não está acompanhando, pelo menos em parte, os imensos avanços desta linguagens em suas variadas aplicações está perdendo um grande recurso.

Experiência com o usuário

  • Full stack developers devem entender que os usuários querem um sistema que funcione.
  • Um bom sistema não deve provocar tendinite ou cansar a vista. Bons desenvolvedores devem ser capazes de analisar a aplicação como um todo e reduzir um processo que exige uma dúzia de cliques e três passos para apenas um clique.
  • Mensagens de erro devem ser claras. Se algo está errado, não saia colocando a culpa no usuário. Alguns programadores, mesmo sem querer, escrevem mensagens de erro que fazem as pessoas se sentirem estúpidas.

Entendimento das necessidades do cliente e do negócio

  • Este item já vai um pouco além do papel de desenvolvedor, mas é importante ter um entendimento ainda que básico do que acontece na área do cliente onde o software é usado.
  • Hoje, conhecer as regras de negócio é muito mais valioso do que saber 10 linguagens de programação.

E quem não é desenvolvedor?

Me perdoem os demais profissionais, mas o foco do artigo está nos desenvolvedores de software. Mesmo assim, estou certo de que os princípios apresentados são validos para as demais áreas.

Conheço muita gente que é razoável em desenvolvimento, mas simplesmente não está “no sangue”. Se você reconhece isso e aspira a gerente de projetos, analista de negócios ou qualquer outra área, esqueça o tópico anterior e busque um conhecimento estruturado em sua área. Não se assuste nem se iluda, galgar os degraus da carreira não é impossível, mas também não ocorre da noite para o dia.

Além disso, mesmo não sabendo programar uma linha de código, um bom profissional pode participar da próxima grande ideia bilionária se souber cumprir seu papel com excelência. Todos querem trabalhar com pessoas boas e com isso quero dizer pessoas que fazem as coisas acontecerem.

Dicas para vencer a Dependência Organizacional

Está parecendo um macaco apertando botões e preenchendo documentos que não entende? Converse com pessoas mais experientes e procure entender sobre o processo de desenvolvimento e sobre o negócio de sua empresa.

Você está acomodado em um mesmo projeto há muito tempo? Mude. Participe de projetos extra, com amigos ou open source. Em último caso, trocar de emprego pode ser necessário.

Faz tempo que não aprende nada novo? Estude. É importante estudar por conta. Ainda que você tenha alguém mais experiente para lhe dar direções gerais, não desgaste essa relação.

Diga-em com quem andas! Procure estar com pessoas que sabem mais do que você. Melhor, esteja perto de alguém que seja mais ou menos aquilo que você quer ser. O princípio de aprender por osmose pode não funcionar dormindo com a cabeça sobre um livro, mas garanto que funciona se acompanhar bons profissionais de perto.

Conclusões

Mesmo trabalhando num ambiente com poucas oportunidades de crescimento é possível agregar experiência e conhecimento que transcendam sua atual empresa se conseguir entender as razões da existência de ferramentas e processos, seu funcionamento e aplicar na prática esses conhecimentos de alguma forma. Entenda porque as coisas são como elas são!

Profissionais de outras áreas também podem aplicar os princípios apresentados aqui para quebrar a dependência organizacional. Gerentes de projeto devem refletir: eles são apenas “cobradores” e “preenchedores de planilhas” ou eles sabem realmente como fazer um projeto qualquer andar e obter a colaboração dos envolvidos? Arquitetos de sistemas sabem aplicar as boas práticas reconhecidas no mercado ou simplesmente perpetuam “o jeito que as coisas são feitas por aqui”? Administradores de bancos de dados conhecem mesmo sobre bancos de dados ou apenas seguem os padrões pré-estabelecidos pela organização?

Enfim, é normal haver, no início de qualquer carreira, um certo nível de dependência organizacional. Porém, devemos, dia após dia, nos esforçarmos para quebrar essa dependência e evoluirmos para sermos melhores do que o ambiente que nos cerca. Disciplina, estudo, auto-crítica, reflexão e auto-avaliação são fundamentais para esse processo de amadurecimento.


[1] A lista de conhecimentos e habilidades foi baseada no conteúdo deste artigo: http://www.laurencegellert.com/2012/08/what-is-a-full-stack-developer/