teaching english

Ouço frequentemente em cursos, treinamentos em empresas, palestras e até pelos corredores das empresas sobre nivelar o conhecimento, geralmente se referindo a algum grupo como alunos, estagiários ou qualquer outra audiência.

No que consiste nivelar conhecimento?

A ideia de nivelar conhecimento é simples. Existem pré-requisitos para aprender determinadas coisas, porém, numa audiência composta por pessoas de diferentes níveis e variedades de conhecimento, certamente alguns não preencherão os pré-requisitos.

Nesses casos, é comum que se tente nivelar o conhecimento fazendo algum tipo de revisão sobre o assunto. Um exemplo claro disso é que, para aprender CSS, primeiro o aluno deve conhecer um pouco sobre tags e atributos HTML.

Nivelar o conhecimento não é suficiente

Revisões para nivelar o conhecimento não substituem o aprendizado. Elas até são interessantes em alguns casos, principalmente quando a audiência já teve oportunidade de conhecer o assunto num passado não tão distante.

Mas, se fosse possível nivelar conhecimento de quem nunca ouviu sobre um determinado assunto através de uma singela revisão, então poderíamos substituir as disciplinas tradicionais dos cursos e faculdades simplesmente por revisões de nivelamento.

Evitando o auto-engano

Quem já conhece um determinado assunto pode cair facilmente no engodo de achar que pode falar resumidamente sobre um assunto e todos os ouvintes conseguirão acompanhar o que está acontecendo.

Minha intenção com este artigo é basicamente uma: desconstruir o auto-engano que ocorre por parte dos professores e instrutores que incorrem na tentação de tentar ensinar algum pré-requisito do curso ou treinamento pela metade.

Ou se ensina de verdade, ou não se ensina.

Trabalhando com pré-requisitos

Se sua audiência não conhece um determinado assunto, necessário para sua apresentação, palestra, aula ou curso, não tente nivelar o conhecimento apresentando um resumo sobre o assunto.

O ideal seria exigir os pré-requisitos dos participantes. Se não for possível, uma alternativa é investir mais tempo em ensinar o conteúdo necessário. Caso contrário é melhor então direcioná-los para um estudo paralelo, de modo que tenham consciência de que é preciso se esforçar para atingir aquele objetivo. Isso pode ser feito com algum material de apoio ou curso online que permita uma auto aprendizagem efetiva.

Outra possibilidade é preparar um conteúdo auto contido, isto é, que exige pouco ou nenhum conhecimento anterior sobre o assuno, sem dependências, pois assim todos aproveitam de igual forma o curso, treinamento ou aula.

Considerações

Faça uma revisão ou nivelamento quando tiver a certeza que sua audiência já conhece pelo menos um pouco sobre assunto. Revisar ou nivelar conhecimento serve primordialmente para alinhar expectativas, termos utilizados e estabelecer uma comunicação efetiva, não para suprir deficiências ou ausência no conhecimento.

Numa ocasião, ministrei aulas de programação web com Java para alunos que não haviam aprendido sequer a linguagem Java ou orientação a objetos. Acredite, algumas faculdades chegam a esse ponto. Investi um mês ensinando somente sobre a linguagem antes de entrar na parte web. Sinceramente, não creio que foi suficiente. Java web já é complexo demais em si mesmo para se ensinar em um semestre, imagine ainda tendo que ensinar a linguagem do começo. A solução foi focar mais em conceitos gerais de desenvolvimento web e deixar muitos detalhes em segundo plano.

Meu apelo aos professores e palestrantes é que não se iludam com essa cultura do nivelamento de conhecimento.