Não trabalho mais na GFT, porém o artigo permanece no site para referência.

Até onde eu sei, a GFT está contratando continuamente, então ainda dá para aproveitar as dicas aqui e aplicar para uma vaga lá, mas por favor não envie currículos para mim.

A GFT, empresa em que trabalho, está buscando profissionais para trabalhar com experiência Java e .NET, além de Gerentes de Projetos. A maioria das vagas é para a cidade de Sorocaba, mas há algumas de Java para Alphaville.

Por quê Sorocaba?

Para quem não sabe, eu decidi morar no interior. Em meu artigo "Morando no interior, trabalhando na capital" explico a dura rotina de morar no interior e trabalhar em São Paulo, além de listar algumas motivações que me levaram a fugir do caos urbano.

Você também não aguenta mais ficar de 2 a 5 horas no trânsito por dia? Não adianta esperar a construção de mais linhas de trens e metrô, novas linhas de ônibus e duplicação de avenidas. São Paulo não tem solução. Venha para o interior!

Além disso, Sorocaba possui várias universidades e faculdades, como UFSCAR, UNESP e FATEC. Ela fica a menos de 100 quilômetros São Paulo, sendo possível, por exemplo, fazer cursos na capital. Obviamente, não podemos comparar o mercado de trabalho com capitais e cidades metropolitanas maiores, mas Sorocaba é bem desenvolvida para uma cidade do seu porte.

Por quê a GFT?

Todos sabemos que existem poucas empresas boas para trabalhar fora das capitais brasileiras. A maioria não paga bem nem possui um plano de carreira decente. Em outras palavras: não há perspectiva de crescimento. Infelizmente, o que mais vejo é pessoas boas se formando no interior e migrando para inchar ainda mais a capital. Até quando São Paulo vai suportar isso?

Não querendo fazer propaganda, mas já fazendo, algumas empresas como a GFT nadaram um pouco contra a maré e decidiram investir no potencial dos profissionais do interior, ainda que mantendo uma unidade comercial mais próxima de São Paulo. Em minha opinião, empresas que investem nesse modelo merecem um reconhecimento.

A GFT é uma multinacional alemã e possui filiais espalhadas pela Europa e Estados Unidos. Aqui há vários projetos internacionais, então se você tiver com o Inglês afiado poderá não só praticar como também “precisar” viajar em situações específicas. Se o seu Inglês não é tão bom, junto com todos os benefícios há um curso de Inglês gratuito ministrado por uma das melhores escolas do país. Como toda boa empresa, o horário de trabalho é flexível e o ambiente não é estressante. Todas as quartas-feiras temos frutas grátis para incentivar a boa saúde.

Notas Pessoais

Posso dizer que não me arrependo da decisão de ter deixado a capital para morar em Sorocaba. Também estou gostando de trabalhar na GFT.

Há alguns dias conversei com um colega que também entrou na GFT há poucos meses. Ele veio da CI&T de Campinas. Ele disse que, comparando com o projeto em que ele estava alocado, a GFT está sendo um tanto melhor. Não quero com isso comparar as empresas, apenas dar uma noção de que a GFT não perde em nada para empresas conhecidas por serem boas para se trabalhar e que investem pesado em propaganda para divulgar isso.

Para mim tem sido um bom lugar para trabalhar. A única ressalva é que não é um ambiente ágil como uma startup ou uma empresa pequena. Como a maioria dos projetos é para o setor financeiro, há a rotineira burocracia. Nada que não seja comum quando trabalhamos com grandes instituições.

Finalmente, as vagas

Você pode conferir a lista de vagas neste link. Porém, não vá logo enviando seu currículo pelo site!

Antes de mais nada, veja o resumo das vagas*:

  • Desenvolvedor Java Pleno e Sênior: o candidato deve ter experiência com Java. Conhecer Spring bem e JPA são diferenciais.
  • Arquiteto Java: profissional com bastante experiência e Inglês fluente.
  • Engenheiro .NET: o candidato deve ter experiência na plataforma .NET e Inglês avançado.
  • Gerente de Projetos: profissional experiente para atuar em múltiplos projetos internacionais, incluindo reuniões com pessoas de vários países, com Inglês fluente.

* Leia com atenção a descrição das vagas clicando nos respectivos links pois este é um resumo que fiz por minha conta e risco.

Note que o Inglês é um grande diferencial em todas as vagas. Quanto maior o seu nível, melhor para você.

Além disso, há vagas para diferentes níveis de conhecimento. Se a empresa considerar que o seu perfil é adequado, ela vai encaixar você numa posição equivalente a sua experiência.

Quer uma ajudinha?

Todos sabem que enviar e-mail para o RH não surte tanto efeito quando uma indicação, certo?

Pois bem, se você quer entrar na GFT, estando em Sorocaba ou querendo vir para cá, entre em contato comigo pelo formulário do site ou pelo LinkedIn.

Eu mesmo irei analisar seu perfil e, se estiver dentro do que a empresa precisa, farei uma indicação ao RH e darei pessoalmente um retorno sobre o processo.

Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato comigo pelos mesmos meios citados acima.