Decidi construir uma prateleira de temperos. Como já fiz pequenos projetos com madeira anteriormente, acredito ter uma boa ideia do que eu vou precisar: um pouco de madeira e algumas ferramentas básicas, como fita métrica, serra, nivelador e um martelo.

Vou até uma loja de ferramentas para comprar o que preciso e pergunto ao atendente onde encontro um martelo.

– Um martelo? – ele pergunta. Na verdade ninguém mais compra martelos. Eles estão meio fora de mora.

Surpreso com essa mudança, pergunto a ele o por quê.

– Bem, o problema com martelos é que existem muitos tipos diferentes: do tipo marreta, o tradicional (com as duas pontas para tirar pregos), o de cabeça arredondada, o de borracha e assim por diante. E se você comprar um tipo de martelo e depois perceber que precisava de outro tipo? Você teria de comprar outro martelo. Sendo assim, a maioria das pessoas queria apenas um único martelo que pudesse executar todos os tipos de marteladas que você possa conhecer em sua vida.

– Suponho que isso seja bom. Pode me mostrar onde encontro o “martelo universal”?

– Não, nós não vendemos ele mais. Estão obsoletos.

– Sério? Mas você acabou de me dizer que o “martelo universal” é a onda do futuro.

– Descobrimos que, se você faz um tipo de martelo capaz de fazer todos os tipos de tarefas de todos os tipos de martelos, ele na verdade não é tão bom em nenhuma tarefa. Pregar um prego com uma marreta não é muito eficiente. E, se você quer matar sua ex-namorada, não há melhor substituto do que o martelo com cabeça arredondada.

– Isso é verdade. Mas então, se ninguém compra mais “martelos universais” e você não vende mais os martelos tradicionais, que tipo de martelos você vende?

– Na verdade, nós não vendemos nenhum martelo.

– Então…

– Conforme nossas pesquisas, o que as pessoas realmente precisavam não era um “martelo universal”, no fim das contas. Sempre foi melhor ter o tipo de martelo adequado para o trabalho. Então nós começamos a vender fábricas de martelos capazes de produzir qualquer tipo de martelo que você possa se interessar em usar. Tudo o que você precisa fazer é preencher a fábrica de martelos com trabalhadores, ativar a maquinaria, comprar a matéria prima dos martelos, pagar as contas e, voilà, você terá exatamente o tipo de martelo que precisa na hora!

– Mas eu não queria comprar uma fábrica inteira de martelos.

– Isso é bom, porque nós também não as vendemos mais.

– Mas você acabou de dizer que…

– Nós descobrimos que a maioria das pessoas realmente não precisa de uma fábrica inteira de martelos. algumas pessoas, por exemplo, nunca precisarão de um martelo com cabeça arredondada (talvez porque não tenham uma ex-namorada ou já usaram um furador de gelo para matá-las). Então, não há razão para alguém comprar uma fábrica de martelos que pode produzir todo tipo de martelo existente debaixo do sol.

– Sim, isso faz muito sentido.

– Então, ao invés disso, nós começamos a vender esquemas para fábricas de martelos, permitindo a nossos clientes construir suas próprias fábricas de martelos, personalizadas para fabricar apenas os tipos de martelos que eles iriam precisar.

– Deixe-me adivinhar: vocês não vendem isso mais…

– Não! Certamente não! Descobrimos que as pessoas não queriam construir uma fábrica inteira apenas para fabricar um ou dois martelos. Deixe a construção da fábrica para os especialistas em construção de fábricas, foi o que eu sempre disse!

– E eu tenho que concordar com você.

– Isso. Então nós paramos de vender os esquemas e começamos a vender fábricas de construção de fábricas de martelos. Cada fábrica de fábricas de martelos é construída para você pelos principais especialistas no ramo de fábrica de fábricas de martelos, então você não precisa se preocupar com nenhum detalhe em construir uma fábrica. E ainda assim você tem todos os benefícios de ter sua própria fábrica personalizada, produzindo seus martelos personalizadas rapidamente, de acordo suas próprias especificações de martelo.

– Bem, na verdade, isso não parece…

– Eu sei o que você vai dizer! Nós não vendemos mais isso também. Por alguma razão, poucas pessoas estavam comprando as fábricas de fábricas de martelos, então nós criamos outra solução para resolver o problema.

– Hu-ho!

– Nós analisamos a situação com calma e olhamos para toda a infraestrutura de ferramentas. Então entendemos que as pessoas estavam frustradas em ter que gerenciar e operar uma fábrica de fábricas de martelos, tanto quanto a fábrica de martelos que era produzida. Esse tipo de trabalho adicional pode ficar muito confuso quando você lida com um cenário provável de também ter que operar uma fábrica de fábricas de fitas métricas, uma fábrica de fábricas de serras e uma fábrica de fábrica de niveladores, sem mencionar o conglomerado de fabricação de chapas de madeira. Quando nós olhamos a situação com a devida atenção, vimos que era tudo muito complexo para alguém que quer apenas construir uma prateleira de temperos.

– Nem me diga!

– Então, nesta semana, nós estamos introduzindo no mercado a fábrica de fábricas de fábricas de ferramentas de propósito geral, de forma que todas suas diferentes fábricas de fábricas de ferramentas podem ser produzidas por uma única fábrica unificada. A fábrica de fábricas de fábricas não irá apenas produzir as fábricas de fábricas de ferramentas que você precisa, mas cada uma das fábricas de fábricas irão produzir fábricas únicas baseadas nas suas especificações personalizadas de ferramentas. O conjunto final de ferramentas que irão emergir desse processo serão as ferramentas ideias para o seu projeto em particular. Você terá exatamente o martelo e a fita métrica que precisa para sua tarefa, tudo com o simples pressionar de um botão (embora você tenha ainda que implantar alguns “arquivos de configuração” para fazer tudo isso funcionar de acordo com suas expectativas).

– Então, você não tem nenhum martelo? Nenhum mesmo?

– Não. Se você quer mesmo uma prateleira de temperos de alto padrão e de acordo com as especificações da indústria, você precisa urgentemente de algo mais avançado do que um simples martelo de uma lojinha de ferramentas.

– Isso é o que todos estão fazendo agora? Todo mundo está usando uma fábrica de fábricas de fábricas de ferramentas de propósito geral, sempre que precisam de um martelo?

– Exato!

– Tudo bem, Acho que vou querer uma dessas também. Se é assim que todos estão fazendo, acho melhor aprender dessa forma.

– Vai ser bom pra você.

– Vem com manual, né?


Trecho extraído de http://discuss.joelonsoftware.com/?joel.3.219431.12