EPSON scanner image

Calma… o título é apenas uma brincadeira. Mas que tem muita gente morrendo de sono por aí, isso sim é verdade!

Bem, é certo que existem muitas pessoas que odeiam PPTs. Algumas até fazem campanha contra eles. Não que apresentações de slides sejam ruins por natureza, mas a culpa recai sobre todos nós, usuários de softwares como o Power Point. Iludidos por pseudo-animações, efeitos de transição e sons (argh!), fomos de alguma forma convencidos de que tais recursos multimídia são um diferencial em nossas apresentações.

death-by-powerpoint

Quem já não tentou fazer caber aquele texto fantástico em um slide, diminuindo o tamanho da fonte? Só para depois dizer: “eu sei que não dá para ler aí do fundo, mas está escrito que…”. Mais interessantes ainda são as transições de texto letra a letra. O indivíduo que incluiu esta funcionalidade no softwares de apresentação é um “trolador” de alta categoria.

A verdade é que, em geral, a audiência se distrai com os efeitos especiais; por amor ou por ódio. Mas como evitar que isso aconteça?

Dicas para criar uma apresentação eficaz

Conteúdo
Prepare o conteúdo antecipadamente. Não comece criando slides a partir de um modelo e depois recheando a apresentação de conteúdo. Organize as ideias e tópicos antes de partir para a parte visual.

Visual
Vá direto ao assunto. Transmitir a mensagem de forma efetiva é o objetivo. Portanto imagens, animações e textos devem colaborar para isso, mas não significa que o design tem que ser simplista. Pergunte-se: isso é apenas um enfeite (distração) ou contribuirá para a apresentação?

Apresentação
Treine e obtenha feedback. Evite falar demais, não seja redundante e mantenha-se no tempo.

Enfim, não tenho a pretensão de ser exaustivo. São apenas alguns pontos gerais que considero importante. Diversas dicas específicas podem ser encontradas por toda a web.

Alternativa Interessante

Ser diferente às vezes é bom. Já pensou em usar uma alternativa ao Power Point?

Existem diversos sites que indicam essas alternativas, mas gostaria de apontar uma. Há alguns dias venho testando uma plataforma de apresentações num estilo bem diferente do sistema de slides comum. É o Prezi.

Basicamente, você tem um espaço onde colocar toda a informação da apresentação. Então, a “câmera” se movimento de um ponto a outro, aproximando-se ou afastando-se (zoom). Apresentações conceituais, onde os slides relacionam-se uns com os outros, podem se beneficiar grandemente deste tipo de visualização.

Para efeito de exemplo, criei uma versão do meu currículo utilizando um template. Para falar a verdade, foi uma sugestão da própria plataforma, então decidi arriscar. Confira o resultado:

Não conseguiu ver? Tente atualizar a página com F5 ou clique aqui.

O Prezi é gratuito e a edição da apresentação é feita online, mas na versão paga há um aplicativo desktop para quem precisa editar offline. De qualquer forma dá para fazer o download da apresentação caso você fique sem conexão à Internet.