Aprender outro idioma é fundamental. Ponto. Inglês é essencial para a área de TI. Ponto.

Estudar numa escola ou com um professor particular pode ser muito bom, embora seja necessário conciliar horários, se locomover até o local, correr o risco de não ter um professor qualificado ou imprevistos pessoais que não permitam o aproveitamento das aulas. Ou você simplesmente gosta de correr atrás do conhecimento por conta.

Buscar material na internet ou através de livros é uma forma de aprender ou aperfeiçoar o outro idioma. Existe bastante conteúdo online para autoaprendizagem, inclusive gratuito. É possível estudar e aprender de graça!

Por um lado, quem busca um curso online com tutores e certificados pode acessar o www.englishtown.com, que conta com alunos de todo o mundo, professores nativos e cujo certificado tem equivalência a exames reconhecidos como IELTS e TOEFL.  Mas tudo isso tem um preço, partindo de R$ 119,00 mensais. Entretanto, este site também disponibiliza gratuitamente e-mails diários com lições de Inglês. Conclusão: só vale a pena se houver tempo, interesse e dedicação.

Por outro lado, há opções gratuitas para se aperfeiçoar o Inglês sem compromisso. Vejamos duas delas que eu pessoalmente recomendo:

British Concil – Learning English

Site: http://learnenglish.britishcouncil.org/en/

Possui uma variedade interessante de conteúdo: gramática, vocabulário, vídeos, áudios, atividades, jogos e até piadas. Uma categoria interessante é Business & Work, com vários assuntos e atividades relacionadas a empresas e ao mercado de trabalho. Outra seção importante é a que ajuda na preparação para o exame IELTS.

Além do Learning English, o British Concil disponibiliza outros três subsites:

  1. Learning English Teens: conteúdo para adolescentes
  2. Teaching English: conteúdo para professores de Inglês
  3. Learning English Kids: conteúdo para crianças

English as a Second Language Podcast (ESLPOD)

Site: http://www.eslpod.com

Disponibiliza conteúdo em áudio (aproximadamente 3 vezes na semana) para treino de vocabulário e entendimento do inglês falado.

Cada lição começa geralmente com um diálogo de fácil entendimento, em velocidade reduzida e num contexto específico. Então, o professor revisa toda a conversa, analisando o significado de expressões e chamando a atenção para gramática, etc. Ao final, o mesmo diálogo é repetido, mas desta vez de forma natural, como um norte-americano falaria no dia-a-dia.

Opcionalmente pode-se adquirir o guia de estudo para cada podcast por US$ 10,00 mensais.

Agora é com você. Dedique-se e aprenda Inglês de graça.